Estrutura Organizacional

A Convenção Batista Nacional da Bahia existe para: fortalecer os vínculos entre suas igrejas filiadas; intermediar a cooperação entre elas; e equipá-las para o cumprimento da Grande Comissão.


Para a realização de seus objetivos atua basicamente com a seguinte estrutura organizacional:

Assembléia Geral Ordinária

É a reunião de pastores filiados a ORMIBAN-BA (Ordem de Ministros) e irmãos enviados pelas igrejas batistas nacionais da Bahia que, na qualidade de delegados e devidamente inscritos, participam da Assembleia Geral de eleição. A AGO é a instância máxima, pois representa a sua base que são as igrejas locais e onde se faz a eleição geral da nova diretoria e gestores da Convenção.

É o órgão onde se fazem representar os seminários teológicos (instituições), os departamentos e as regionais eclesiásticas, além da secretaria administrativa de missões, presidente da Ordem de Ministros (pastores) e diretora executiva da Associação Nacional de Esposas de Ministros – ANEM. É do Conselho Deliberativo que emanam as decisões de caráter administrativo, além de todo planejamento orçamentário e diretrizes para execução das atividades convencionais.

É constituída de um Presidente, 03 (três) Vice-Presidentes, eleitos na AGO com mandato de 03 (três) anos. Sendo o Presidente é quem responde juridicamente pela CBN-BA e quem trata de questões emergenciais, e ainda supervisiona a administração e do orçamento. Sua autoridade emana diretamente da Assembleia Geral, expressa através do voto.

Fiscaliza as movimentações financeiras e contas bancárias da CBN-BA. É composto de 03 (três) membros, sendo 01 (um) pastor e 02 (dois) técnicos na área de contabilidade, eleitos pela Assembleia Geral. Reúne-se a cada quadrimestre para exame das contas financeiras da CBN-BA.

Executa o plano e decisões da Assembleia Geral e do Conselho Deliberativo, realiza a administração dos bens e representa a CBN-BA nos eventos, assessora o Presidente e demais membros da Diretoria e faz cumprir o planejamento, além de apoiar as programações e atividades dos coordenadores regionais, dos departamentos e instituições teológicas.

É o departamento responsável que apoia as igrejas filiadas a CBN-BA no cumprimento de sua vocação missionária e evangelística. Dentre as atividades é feito um compromisso de cooperação com as igrejas através de convênios visando o sustento dos obreiros em campos missionários e transculturais.

Responsáveis pela implementação de ações específicas para os homens (CBN Homem), mulheres (CBN Mulher) e jovens (JUBAN) e esposas de pastores (ANEM) a nível estadual (CBN-BA), regional e local (igrejas) visando a edificação através de ensinos bíblico, a formação de líderes regionais e locais, além da comunhão entre irmãos batistas nacionais.

São 04 (quatro) seminários teológicos filiados a CBN-BA e orienta seu trabalho junto ao aluno no incentivo a descobrir sua vocação e chamado, ofertando uma educação teológica de profundo conhecimento bíblico.

Dividido em 11 (onze) regionais eclesiásticas, compete aos coordenadores a função de coordenar e supervisionar as atividades conjuntas das igrejas filiadas, dentro de sua Regional, promovendo encontros, confraternização, evangelização, entre outras atividades em conjunto.